All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

III Torneio de Debates da SDUC reúne participantes de Norte a Sul do País

Durante três dias, a Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra reuniu, na Faculdade de Direito, 65 estudantes de todo o país para debater questões atuais e por o poder da argumentação à prova. Por Cláudia Pereira

A Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra (SDUC) dinamizou, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, debates competitivos entre 20 equipas de várias sociedades de modo a “promover a argumentação e a retórica em Coimbra e levar a SDUC além-fronteiras”, referiu a Presidente da SDUC, Luciana Simões. O objetivo geral foi “preparar os estudantes para o mercado de trabalho”, adiantou.

Os debates competitivos seguem o modelo British Parliamentary Debate”, em que as posições (1º e 2º Governos e 1ª e 2ª oposição) são sorteadas no início do debate, levando a que se tenha de “argumentar, mesmo que não se concorde com a posição. Tem mesmo de se dar espetáculo”, afirma Daniela Marcelino, uma das participantes.

As equipas têm dois oradores com sete minutos para intervir. “Tendo em conta que os participantes são de várias áreas” do saber, o tema de debate, designado de moção, “engloba temas de cultura geral que estejam em voga”, explica a presidente da SDUC.

Na cerimónia de entrega de prémios, o Reitor da UC, João Gabriel Silva, mencionou que “discursar rapidamente um assunto é um exercício mental extremamente interessante” e congratulou todos os “debateiros”. Para o presidente da Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Bruno Matias, há “mais organização” e destaca a importância da possibilidade de “fazer debates sem ter presentes ideais políticos”.

O veredicto da Adjudicação ditou a vitória à equipa Warsaw A (Cláudio Teixeira e Duarte Canotilho) e classificou Fernando Abrantes orador revelação, tendo Cláudio Teixeira liderado o Top Melhores Oradores.

Abertos à participação de todos, os debates semanais são realizados às quartas-feiras pelas 21 horas, na Imprensa da UC, e servem para fomentar a capacidade argumentativa dos “estudantes para debater nos torneios”, explica Luciana Simões, como o Tornadu – Torneio Nacional de Debates Universitário, que se vai realizar em Coimbra, de 21 a 23 de fevereiro do próximo ano, e contará com cerca de 100 participantes.

DSC04260

Foto: Cláudia Pereira

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top