All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Doutorando da UC eleito representante europeu dos estudantes de Aquacultura

O aluno de Doutoramento do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (UC), João Rito, foi eleito Presidente do Grupo de Estudantes da Sociedade Europeia de Aquacultura (EAS) para um mandato de dois anos. Por Cláudia Pereira

O presidente pretende “promover a troca de informações entre universidades e o contacto dos estudantes de aquacultura, e das suas várias áreas, pela Europa fora”. O Grupo de Estudantes é um ramo da EAS que dá acesso “a descontos para congressos e formações“, indica João Rito.

O evento que mais destaca é o Congresso organizado pela EAS na Europa, que ocorre novamente em outubro de 2015, em Roterdão. “O congresso tem várias sessões e apresentações paralelas” que contam com a participação de “cientistas muito experientes, líderes de grupos de instituições que dão informações valiosíssimas aos estudantes”, explica o estudante. Os membros do grupo de estudantes podem ser premiados com bolsas, até 500 euros, para participarem no congresso.

O Presidente do Grupo da EAS pretende divulgar “como é que os estudantes se podem inserir no mercado de trabalho, tanto na indústria como na área académica”.

Recente em Portugal, a aquacultura é uma actividade primária que enfrenta alguns problemas: “usa sistemas um bocado arcaicos” e enfrenta “muito cepticismo da sociedade em geral” relativamente à “qualidade dos produtos”, frisa João Rito. Embora mais baratos que os produtos selvagens, o estudante afirma que a produção aquícola tem “muita qualidade”, dado que “todas as etapas de produção são controladas rigorosamente”. “A importância da aquacultura a nível económico é fulcral e devia ser vista como uma forma de sair desta crise”, finaliza.

unnamed-1

Foto: DR

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top