Eleições AAC - 24 e 25 Nov 2014

Bruno Matias: “Os estudantes foram claros na sua opinião sobre o trabalho que temos vindo a desenvolver”

A Lista T – “Tu és Académica”, encabeçada pelo estudante Bruno Matias, venceu as eleições com uma percentagem 50,68 por cento, o que equivale a mais 921 votos do que a lista seguinte. Os 3895 estudantes que deram um voto favorável à lista do reeleito presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) foram decisivos para que tudo se resumisse apenas a uma única volta. Atrás ficou a Lista P – “Académica Primeiro” com 38,69 por cento. Os votos nulos representam 4,18 por cento do total de boletins apurados. Já a Lista A – “Resiste Agora” conseguiu 3,64 por cento e a Lista R apurou 2,81. Por Sandro Raimundo

Qual balanço fazes destas eleições?

Os estudantes tomaram uma posição sobre o que é que queriam para a sua AAC. A grande questão desta eleição era decidir a continuidade ou não deste projeto. Os estudantes foram claros no que toca à sua decisão e foram claros na opinião que têm sobre o trabalho que temos vindo a desenvolver. Sentimo-nos muito lisonjeados porque, como tenho dito, não há nada melhor para um dirigente associativo do que saber que aqueles que representa o querem ver a continuar a representá-los.

Quando tomares posse, quais vão ser as tuas linhas de ação?

Grande aposta na política educativa no próximo ano e também no que toca à área da administração, para continuarmos a reforma administrativa da casa. Uma grande aposta na cultura, nas secções culturais e no desenvolvimento do desporto da AAC. É um conjunto de trabalhos que queremos desenvolver no próximo ano e são estas as áreas que nos parecem mais fundamentais.

Ganhaste com uma maioria muito reduzida face à maioria, consideras que vais lidar com uma académica dividida?

Ganhamos com uma margem de 921 face à lista seguinte. E ganhar numa primeira volta é algo que não me lembro de acontecer há imensos anos. Não acho que exista uma academia dividida, antes pelo contrário, há uma academia extremamente expressiva naquilo que decidiram para a AAC, com quase mil votos de diferença da outra lista.

Vais tentar concentrar esforços ou trocar ideias com os elementos das listas derrotadas?

O nosso trabalho é feito junto de todos os estudantes. Estamos aqui também para colaborar em conjunto com as restantes listas, se for possível. é isso que pretendemos fazer também.

Como pensas ver a AAC no fim do mandato?

Com a dívida reduzida a zero, este é o nosso grande objetivo. Ter uma AAC sem dívidas, estável financeiramente, mais modernizada, mais rigorosa, mais próxima dos estudantes e com maior número de estudantes a participar.

Resultados

To Top