ESTATUTO EDITORIAL

De acordo com o Artigo 17º, alínea 3, da Lei de Imprensa, qualquer publicação deve divulgar, anualmente, o seu estatuto editorial.

1.ACABRA e ACABRA.PT são dois órgãos de comunicação social académicos cujo objetivo é constituírem-se – numa simbiose capaz de aproveitar o formato e estilo diferente que cada um possui – enquanto Jornal Universitário de Coimbra.
2. ACABRA e ACABRA.PT têm como público-alvo a Academia de Coimbra e é sob este princípio que se devem guiar as decisões editoriais.
3. ACABRA e ACABRA.PT orientam o seu conteúdo por critérios de rigor, criatividade e independência política, económica, ideológica ou de qualquer outra espécie.
4. ACABRA e ACABRA.PT praticam um jornalismo que se quer universitário no sentido amplo do termo – desprovido de preconceitos, criativo, atento, incisivo, crítico e irreverente.
5. ACABRA e ACABRA.PT praticam um jornalismo de qualidade, que foge ao sensacionalismo e reconhece como limite a fronteira da vida privada.
6. ACABRA e ACABRA.PT são na sua essência constituídos por um conteúdo informativo, mas possuem espaço e abertura para conteúdos não informativos, que se pautem por critérios de qualidade e criatividade.
7. ACABRA e ACABRA.PT integram-se na Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra, perante cuja Direção são responsáveis; contudo, as decisões editoriais d’ACABRA e d’ACABRA.PT não estão subordinadas aos interesses ou a qualquer posição da Secção de Jornalismo, nem aquele facto interfere com a relação sempre honesta e transparente que ACABRA e ACABRA.PT se obrigam a ter perante os seus leitores.
8. ACABRA é um jornal periódico, que acompanha os tempos de atividade letiva.
9. ACABRA.PT é um site informativo, de atualização diária, cuja atividade acompanha os períodos de atividade letiva.