Luar de Coimbra acolhe caminhada para vida saudável

Atividade conta com participação do des.LIGA e ‘night runners’. Objetivo da iniciativa passa por classificar comportamentos de risco, como má alimentação, sedentarismo ou tabagismo. Por Filipa Vieira

Para comemorar o 50º aniversário do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC), vai ser realizada uma caminhada noturna em Coimbra, no dia 16 de maio, às 21 horas. Com ponto de partida no Largo da Portagem, “a atividade é feita de jovens para jovens”, declara Graça Azevedo, membro da direção do NRC-LPCC.

O evento resulta da parceria com o Departamento de Educação para a Saúde (des.LIGA), “um projeto promovido pelo NRC-LPCC, em colaboração com as instituições de Ensino Superior e associações de estudantes”, esclarece Graça Azevedo. A mesma acrescenta que o des.LIGA está a ser desenvolvido em locais como a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e que conta com a participação dos ‘night runners’, um grupo de estudantes da Licenciatura em Desporto e Lazer na Escola Superior de Educação de Coimbra.

“O des.LIGA atua, sobretudo, com os mais jovens”, salienta a membro da direção do NRC-LPCC. De acordo com a mesma, “pretende-se conseguir, através dos jovens, classificar comportamentos de risco, como a má alimentação, o sedentarismo ou o tabagismo”. “A aproximação da Liga Portuguesa contra o cancro ao meio universitário é feita nesse sentido: de modo a serem os jovens os meios de comunicação”.

Graça Azevedo destaca a importância do apoio social e refere que, nos 50 anos de atividade, “a liga tem conseguido que, tanto doentes como população em geral, estejam mais atentos aos sinais e aos perigos”, de modo a aumentar o seu tempo e qualidade de vida.

“Espera-se que os participantes façam um balanço positivo desta atividade, sobretudo pela ajuda na promoção de um estilo de vida saudável que contribua para a prevenção da doença”, sublinha Graça Azevedo. “Ambiciona-se, ainda, atrair mais jovens voluntários para a Liga Portuguesa Contra o Cancro”, conclui.

Fotografia: Mariana Bessa