Ciência e Desporto juntos pelo bem-estar nos Jogos Europeus Universitários

Prática de exercício físico em destaque numa nova parceria. Investigação científica e desporto universitário unem-se para informar a população. Por José Miguel Couceiro

O Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) e o Comité Organizador dos Jogos Europeus Universitários de Coimbra (EUG) assinaram hoje, pelas 9h30, um protocolo  com vista a alertar para a importância de estilos de vida saudáveis, aliado à investigação biomédica.

Os EUG são uma competição desportiva que vai decorrer em Coimbra entre 15 e 28 de julho deste ano. A organização junta a UC, Associação Académica de Coimbra, Federação Académica de Desporto Universitário e Câmara Municipal de Coimbra. “Vão contar com 13 modalidades, 4000 atletas, 40 países, e uma representação de mais de 400 universidades”, diz Mário Santos, secretário-geral do Comité Organizador dos EUG.

Com a “preocupação de deixar um legado”, sobre “o papel do desporto e a sua importância”,  Mário Santos refere que “ estas parcerias fazem todo o sentido”. A partir de “uma grande sintonia na forma de ver a atividade física”,  o CNC “teve a preocupação de procurar outros parceiros fora da sua área”.  O secretário-geral do Comité Organizador dos EUG realça ainda que “além de valorizar o estudo da CNC”  é, também “uma oportunidade de promover hábitos de vida saudável”.

Para o CNC, isto já não é novidade, pois “ temos alunos de doutoramento a fazer projetos de comunicação de modo a melhorar a chegada da ciência à população”, realça o presidente do CNC, João Ramalho-Santos.

O projeto europeu ‘FOIE GRAS’, sobre o fígado gordo, foi de onde “surgiu esta ideia”, afirma João Ramalho-Santos. “É uma condição que pode dar origem a diabetes, cancro do fígado e outras patologias relacionadas com a alimentação e estilo de vida”, explica o investigador.  Sendo que neste projeto europeu “já temos várias iniciativas de dinamização”, e como “parte está relacionado com a atividade física”, foi decidido “fazer uma parceria com a organização dos EUG”

O protocolo celebrado consiste “acima de tudo em ações de comunicação antes e durante os jogos” ,informa Mário Santos. Vão realizar-se também “atividades físicas de forma a alertar a população para os seus benefícios”, com principal destaque para “as escolas e a população sénior”, acrescenta João Ramalho-Santos.

Um dos exemplos vai ser a existência de um local onde as pessoas vão poder informar-se  “como funciona a produção de energia durante o exercício” e “qual a importância de fazer diferentes modalidades e dietas”, informa João Ramalho-Santos. “A consciencialização da importância de hábitos saudáveis e da prática  regular de desporto”, vão ser o foco, aponta o secretário-geral do Comité Organizador dos EUG.

Fotografia: José Miguel Couceiro