Coimbra movimenta-se para a III Convenção Portuguesa de Natação

Vários debates contam com a presença de diversas referências do desporto. “Descentralização é um fator determinante para o desenvolvimento da natação portuguesa”. Por Marina Lopes

Formação, inclusão e alto rendimento são os temas da III Convenção Portuguesa de Natação. De acordo com o assessor de comunicação da Seleção Portuguesa de Natação, Cipriano Lucas, “a ideia é abrir a natação às pessoas que gostam de desportos em geral”. A convenção vai realizar-se na Reitoria da Universidade de Coimbra, no sábado, 14 de outubro.

O tema vai ser debatido nas diversas modalidades da natação, divididas em categorias como natação pura e águas abertas, natação sincronizada, polo aquático e natação adaptada, Portugal a nadar, arbitragem, dirigismo e águas abertas. Abordam-se exemplos de boas práticas, estatuto dos dirigentes desportivos e as experiências do passado e presente, valorização do polo aquático, qualidade das escolas de natação da Federação Portuguesa da Natação(FPN) e olimpíadas.

Cipriano Lucas informa que o evento vai reunir atletas e treinadores de âmbito internacional,  e destaca Gary Taylor, treinador do programa de longa distância da Universidade da Carolina do Norte e Alberto Silva, treinador de natação brasileiro. Treinadores e atletas portugueses, como Inês Henriques, campeã do mundo nos 50 km marcha e Fernando Pimenta, campeão do mundo em K1 5000m também vão estar presentes. “Ao longo do dia vamos ter vários debates onde vão ser abordadas essas disciplinas em concreto”, afirma o assessor de comunicação.

“Entende-se que Coimbra, como polo universitário e como cidade é um espaço de desenvolvimento desportivo para o país”, explica Cipriano Lucas. Assim, é sede pela primeira vez da Convenção Portuguesa de Natação, sendo Lisboa e Porto sedes das edições anteriores. “A descentralização é um fator determinante para o desenvolvimento da natação portuguesa”, sublinha. Deste modo, realça a importância de trazer o evento para Coimbra.

Pessoas de renome no domínio desportivo também vão marcar presença, como o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, o presidente da FPN, António José Silva e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e vice-presidente atual do Comité Olímpico de Portugal, Artur Lopes.

As entradas para alunos da Universidade de Coimbra são gratuitas.

Fotografia: Arquivo